sábado, 17 de setembro de 2011

SARAU DE SETEMBRO/2011 - Convite

Amigos,


No próximo sábado, dia 24/setembro realizaremos mais um Sarau, como sempre a partir das 18 horas, no Programa Einstein e esperamos poder contar com sua presença. 


Desta vez falaremos sobre o CONCRETISMO


Nos anos 50 e 60 o Brasil viveu um período de bastante euforia política e econômica. Foi a época do governo Juscelino Kubischek (1956 a 1961), que empreendeu uma política industrial e desenvolvimentista.


A cultura brasileira acompanhou o ritmo das mudanças: novas idéias surgiram, como a Bossa Nova, o Cinema Novo, o Teatro de Arena entre outros. Mesmo após o golpe militar de 1964 o pais se manteve dinâmico. Surgiu o Teatro Oficina, que encenou O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. O Tropicalismo ganhou as rádios e TV.


O concretismo, uma importante corrente literária, ocorreu na década de 50 até os dias de hoje, com a liderança de três poetas paulistas: Decio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.


Os recursos da poesia concreta são os mais variados: vão desde experiências sonoras até o emprego de diferentes formas e tamanhos. O poema assume a forma de cartaz, de anuncio, de dobradura, fotografia, colagem. O poeta transforma-se num artista gráfico, num artesão sintonizado com seu tempo.  


No Sarau de Setembro mergulharemos nesse universo de formas e idéias, teremos como convidado especial o artista plástico da Comunidade BERBELA, na verdade um poeta, que se apropria da sucata do ferro para compor sua obra.



Ainda teremos mais poesia, música e teatro, como sempre. 
Até Lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário