domingo, 28 de agosto de 2011

NOTÍCIAS DO SARAU - Agosto/2011


Em 20 de agosto aconteceu mais um SARAU DE PARAISÓPOLIS. O tema desse nosso encontro foi o movimento MODERNISTA.

Desta vez, como estava previsto desde o começo, não nos encontramos no ultimo sábado de agosto, mas no penúltimo, pois em 27/agosto aconteceu a VI MOSTRA CULTURAL DE PARAISÓPOLIS, cujo tema foi "Pelos Caminhos da Leitura". Evidentemente estivemos todos lá, participando e/ou prestigiando.

No Sarau foram expostas belíssimas fotos das mostras culturais anteriores.


Chegaram às nossas mãos, através de Welitania, panfletos com poema de Sergio Vaz, que foram distribuidos aos presentes, cuja leitura iniciou nosso Sarau:







Em seguida houve a apresentação da banda RODA DE AMIGOS, formada por Oskar, Felipe, Victor, Acácio, Robson, Emerson e Cintia. Eles tocaram  "Lanterna dos Afogados", de Herbert Viana e "Mulheres", de Martinho da Vila.








Em seguida tivemos a dupla ATRAVÉS DO POEMA, com Flavia e Carine, que apresentaram o poema "Amizade", da própria Flavia Abreu.









Recebemos a visita da poetiza da Comunidade JUSSARA CARVALHO, que nos leu poema de seu livro "Demolidor de Corações".







As meninas Alice, Daniela e Thayná nos apresentaram a performance "Os Vagalumes", com frases de MÁRIO QUINTANA, sob a direção de Roberto Cezzaretti.








Tivemos a apresentação da intervenção poética "TRIBUTO À SEMANA DE ARTE MODERNA", encenada pelos participantes das oficinas de TEATRO e LINGUAGEM POÉTICA: Alice, Camila (Bailarina), Camila (Hermione), Caroline (Biscoito), Daiana, Flávia, Gabriela, Gleizieli, Jahdy, Jonathan, Julio, Marcelo, Michael (Dudu), Priscila, Tamires, Thayna, Welitania e Zé Danilo.



A intervenção contou-nos sobre a SEMANA DE 1922, as circunstancias de seu acontecimento e seus principais participantes. Incluimos os poemas "Os Sapos", de Manuel Bandeira,  "Esta Vida", de Guilherme de Almeida, "O poeta come Amendoim", de Mário de Andrade e fragmentos do "Manifesto Antropofágico", de Oswald de Andrade, com trilha sonora de Heitor Villa Lobos. Foram projetadas imagens das obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Brecheret e Anita Malfati. 






















Finalizamos com uma homenagem ao "Matriarcado de Pindorama", através da apresentação de uma sequência de fotos de mães da Comunidade com seus bebês, ao som de "Bachianas nr. 5" de Villa Lobos.




Recebemos então nosso convidado especial, o ator PASCOAL DA CONCEIÇÃO, que já desenvolve há algum tempo trabalho inspirado na obra de MÁRIO DE ANDRADE.

Pascoal nos falou sobre seu envolvimento pessoal com a obra do autor, que tomou fôlego quando da descoberta da semelhança física indiscutivel entre ambos.

Falou-nos da São Paulo nas primeiras décadas do século XX, de coisas que inspiraram a produção do autor e nos apresentou trechos de PAULICÉIA DESVAIRADA.
Não poderia ter sido melhor.

















Em seguida, tivemos a apresentação da música "Heróis da Noite", composição da própria banda, composta por Anderson, Luana (ao violão), Sirleide e Kerllis.




Daiana nos apresentou a performance "Testamento de Amy Winehouse", homenagem à cantora morta recentemente. O texto utilizado foi uma fala do personagem Jacques, da peça "Jacques ou a Submissão", de Eugéne Ionesco. Daiana tem o talento, a sensibilidade e a beleza que, certamente a levarão muito longe. Foi especial.




Não estaríamos completos sem a presença dos nossos chatos de estimação: Os MCs CATA E PORA, (Willian e Christian) que discorreram sobre "Midias Sociais". Hilários como sempre.







Luiz Maike tocou na guitarra música de sua autoria. Esse rapaz está cada vez melhor... É um exemplo de que, quando o talento se une à perseverança e dedicação ao estudo, só pode dar coisa boa. 







Terminamos a noite com a apresentação da APOLOGIA SONORA, de Welington Santos Correia, que contou com o reforço de David (do "Terrorista Verbal").

Letras inteligentes e um excelente exemplo de ANTROPOFAGIA, no melhor dos sentidos, que Oswald de Andrade certamente aplaudiria, se estivesse vivo. Gente boa! Foi um privilégio descobrir mais esses talentos na Comunidade.


.




Pelo avançado da hora, tivemos que abrir mão da leitura do poema "ODE AO BURGUÊS", de Mário de Andrade, que seria feita por Rayane e da Cena "PEGA NA MENTIRA", com o pessoal das oficinas de teatro. Estão todos  FORMALMENTE convidados a se apresentar no próximo SARAU, que se realizará no dia 24 de setembro.


E assim transcorreu mais uma tarde/noite agradáveis. Como sempre, agradecemos a presença dos amigos que estiveram conosco, rindo e se emocionando juntos, como deve ser.




Até o próximo encontro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário